O Papel da FDC

Nas suas intervenções, a FDC relaciona-se com diferentes actores de desenvolvimento – beneficiários, parceiros de implementação, parceiros estratégicos, ou entidades com as quais estabelece parceiras complementares nas suas intervenções. Entre elas, podem citar-se as comunidades, as Organizações da Sociedade Civil, o Sector Privado, Instituições Governamentais, Investigação de Ensino e Pesquisa, entre outras, podendo as intervenções ser focalizadas para o nível local (comunidades, distrito, ou província), nível nacional, ou até mesmo regional, continental e internacional .

Neste sentido, a FDC desempenha essencialmente seis papéis fundamentais no processo de desenvolvimento como:

    • Provedora de subvenções a organizações da Sociedade Civil

Através do co-financiamento de programas e de projectos comunitários, a FDC providencia recursos que, quando combinados com recursos locais existentes, com os quais as comunidades comparticipa, contribui para a satisfação das necessidades de desenvolvimento das comunidades parceiras e de parceiros sociais específicos.

  • Promotora de processos de desenvolvimento (Promotora de encontros, de formação de Redes e Facilitação)

Através da facilitação na realização de conferências, encontros, diálogos e seminários, a FDC promove a formação de redes de organizações e instituições, cria espaços e oportunidades para a partilha de experiências e diálogo a nível local, nacional, regional e internacional, sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento e Direitos Humanos.

  • Defensora e Influenciadora de Causas (Advocator & Lobist)

Promovendo e contribuindo através de acções que criam um ambiente global favorável ao desenvolvimento comunitário e para o fortalecimento da voz da sociedade civil.

  • Promotora de desenvolvimento e capacitação de grupos
    organizados da Sociedade Civil

Através da capacitação organizacional, institucional, programática e da promoção de movimentos e redes temáticas, fortalece e desenvolvimento da sociedade civil, para que esta seja mais activa e participativa nos processos de desenvolvimento.

  • Mobilizadora de Recursos

Através da busca de recursos financeiros, materiais e humanos que possam impulsionar o desenvolvimento das comunidades, a FDC promove o desenvolvimento comunitário.

  • Promotora de boas práticas

Através do registo, da sistematização e da disseminação de informação, de práticas e de conhecimento relevantes produzidos pela FDC, por seus parceiros e por outros actores nas diversas áreas de desenvolvimento.

  • Promotora de filantropia local

Gerando recursos próprios e incentivando a recriação da cultura de doar e de solidarizar para o bem social por parte de indivíduos, de comunidades, de empresas, de organizações, entre outros.

Deixe a sua opinião

Required fields are marked *