Perguntas Frequentes

  1. Sobre a FDC

1.1 O que é a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC)?
A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade é uma instituição privada sem fins lucrativos, que visa fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas com o objectivo de vencer a pobreza, e promover a justiça social em Moçambique.

1.2 Quando é que foi fundada a FDC?
A FDC foi fundada em 1994 como uma instituição da sociedade civil moçambicana vocacionada a apoiar iniciativas locais através de investimento comunitário e capacitação das comunidades e dos intervenientes locais que trabalham com as comunidades.

1.3 Quais são as principais áreas temáticas de actuação da FDC?
1.3.1. Educação – A intervenção da FDC consiste no fortalecimento das escolas primárias rurais através da construção e apetrechamento de salas de aula, serviços administrativos e casas para professores, formação profissional e vocacional de jovens, alfabetização e educação de adultos e facilita o acesso ao ensino superior para raparigas concedendo bolsas de estudos.

1.3.2. Saúde – A actuação da FDC na área de saúde tem em vista contribuir para a prevenção de doenças através de programas de sensibilização e mobilização de massas, apoia programas de imunização, desenvolve pesquisas, equipa unidades sanitárias e realiza acções de capacitação para o pessoal de saúde.

1.3.3. Geração de Renda – A FDC apoia actividades que visam melhorar a segurança alimentar e nutricional (SAN) e geração de renda. Neste âmbito, apoia as comunidades no desenvolvimento de novas técnicas de para o aumento da produção e da produtividade, ligação com o mercado e criação de sistemas de poupança.
1.3.4. Direitos Humanos e Cidadania – A FDC realiza acções de advocacia para políticas públicas e monitoria da governação com maior incidência para questões que dizem respeito a mulher e a criança. Capacita Organizações da Sociedade Civil e incentiva a criação de redes e/ou fóruns para uma melhor intervenção e articulação.

1.3.5. Infra-estruturas – Nas suas intervenções a FDC procura criar condições básicas para a habitabilidade. Numa abordagem participativa, centrada na comunidade, promove a construção de infra-estruturas de habitação, educação, saúde, acesso a água, sistemas de saneamento entre outras. Para a sustentabilidade das mesmas, a FDC procura dotar os beneficiários de conhecimento e técnicas de gestão.
1.3.6. Género e Ambiente – estas são duas áreas transversais que a FDC procura ter sempre presente nas suas intervenções.

1.4 Quais as principais áreas geográficas de intervenção da FDC?
Os programas de intervenção comunitária da FDC tem uma cobertura de abrangência nacional, enquanto as acções de advocacia transcendem as fronteiras nacionais, podendo ter uma abrangência regional ou até mesmo global, de acordo com a relevância do tema e do conteúdo, mas sempre alinhado com as prioridades do desenvolvimento das comunidades e do país.

1.5 Qual o grupo Alvo da FDC?
Famílias e comunidades com particular enfoque para mulheres, jovens e crianças em situação de grande vulnerabilidade.

2. Sobre Financiamentos
2.1 Como apoiar as intervenções da FDC?
Poderá fazer uma doação a FDC via transferência bancária através da seguinte conta:
Nome da Conta: FDC Projectos
Nr. da Conta: 132158912 – U$D NIB:000100000013215891257
Branch Code: 106 Suift
Nr. BIMOMZMXXXX
Banco: Banco Internacional de Moçambique Maputo Moçambique2.2 Quem apoia a Fundação?
Os Recursos da FDC provêm de 3 fontes principais: Parceiros de Cooperação, através do estabelecimento de parcerias com organizações internacionais e nacionais, governos, agências da ONU e empresas. Contribuição de empresas de indivíduos, através de doações de pessoas individuais e cotas de membros da Fundação. Património da FDC, através de alguns dos lucros gerados pelo património e investimentos da Fundação.

3. Sobre Estágios
3.1 A FDC aceita a realização de estágios?
Sim, a FDC permite o estágio prático a todas as pessoas singulares nacionais e estrangeiras. A política de estágio da FDC também permite relações entre a instituição e o ensino público ou privado, parceiros de cooperação nacional e internacional, no âmbito dos acordos e memorandos de entendimento celebrados para a recepção de estagiários.

3.2 O que é preciso para estagiar na FDC?
O candidato(a) ao estágio deve dirigir um pedido formal de estágio aos recursos humanos da FDC. Compete aos recursos humanos encaminhar os respectivos pedidos aos Departamentos e Programas. Condições de Admissão: Para aceitação dos pedidos de admissão ao estágio, a FDC considera os seguintes factores: a)Origem dos pedidos de estágio, sendo que a FDC dá prioridade aos pedidos emitidos pelas instituições de ensino e parceiros de cooperação. b)Numero de vagas disponíveis, c)Pertinência da área de formação do candidato para a FDC; d)Idade dos candidatos, sendo que a FDC dá prioridade aos mais jovens.

3.3 Qual é o prazo minimo de duração do estágio na FDC?
O estágio tem a duração minima de noventa dias, sendo que, esse periodo poderá ser prorrogado. A prorrogação será feita mediante um acordo entre a FDC e o estagiário, e em caso do estagiário ser proveniente de uma instituição o tutor deverá dar o seu parecer.

3.4 Os estagiários beneficiam de algum subsídio?
A FDC paga um subsídio de estágio mensal equivalente a 2.600,00. Meticais. Não beneficia de subsídio de estágio, todo o estagiário estrangeiro e os que se encontrem a desenvolver actividades de estágio em locais onde a FDC assegura a logística, relativamente a alimentação, alojamento e materiais de higiene e limpeza pessoal

4. Sobre Bolsas de Estudos
4.1. Como fazer para obter uma bolsa de estudo da FDC?
O programa de bolsas de estudos criado pela FDC destina – se a jovens mulheres moçambicanas de condições de vida familiar e comunitária desfavorecidas e interessadas em prosseguir com a sua formação superior no nível de Licenciatura, em áreas relevantes para melhoria das condições de vida no país tais como: Economia e Gestão, Agronomia, Agricultura, Agro- Negócios, Empreendedorismo, Desenvolvimento Rural, Turismo, Informática e Estatística. O programa de bolsas não concede bolsas de estudos fora de um programa estabelecido e abre concursos em épocas determinadas através do Website da FDC e anúncios no jornal.As bolseiras seleccionadas deverão frequentar os seus cursos em Universidades nacionais (privadas ou públicas) a sua escolha. No entanto, os custos das bolsas serão calculados em função dos custos de uma Universidade Pública.
Requisitos para candidatura às bolsas de estudo
1.Ser Mulher;
2.Ter a nacionalidade Moçambicana;
3.Idade da candidata (entre 17 e 25) anos;
4.Não ser beneficiária de nenhuma outra bolsa de estudo;
5.Ser proveniente de uma família com baixo rendimento.Documentação Exigida
1.Requerimento dirigido ao Director Executivo da FDC, mencionando as razões que a levam a concorrer para a bolsa de estudos e a escolha do curso para o qual se candidata;
2.Boletim de candidatura devidamente preenchido;
3.Declaração comprovativa do agregado familiar e ocupação profissional;
4. Declaração comprovativa do rendimento de cada membro do agregado familiar;
5.Atestado de pobreza emitido pelas entidades competentes;
6.Atestado de residência actual;
7.Certificado de habilitações literárias da 12ª classe;
8.Cópia do bilhete de identidade.

4.2 Como obter os formulários para inscrição?
Para solicitar os formulários de candidatura em formato electrónico e para obter informações adicionais, contacte a FDC pelo e-mail:bolsas@fdc.org.mz Para solicitar os formulários em formato físico as candidatas devem dirigir-se à FDC ou através do nosso website www.fdc.org.mz.

4.3 Onde é que se deve fazer a entrega das candidaturas?
As candidaturas deverão ser submetidas à Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, sita na Av. 25 de Setembro, 12504, Edificio Times Square, 2º bloco, 3º andar, caixa postal 4206, Maputo /Moçambique.

4.4 Qual é o Prazo de Entrega das Candidaturas?
O prazo máximo para a entrega das candidaturas é de 30 dias a partir da data do Anúncio.

4.5 Como é feito o processo de selecção das Candidatas?
O processo de selecção das candidatas é feito por um Juri constituido por membros da FDC, elementos da instituição doadora e instituições do ensino superior do país.

4.6 Como é que a candidata entrevistada fica a saber que beneficiou da bolsa?
A FDC anuncia no jornal a lista das candidatas seleccionadas e beneficiárias da bolsa, bem como entra em contacto através do endereço descrito na ficha de candidatura.

5. Diversos
5.1 Como receber o boletim informativo da FDC?
Para receber o boletim informativo da FDC envie um e-mail para o seguinte endereço: info@fdc.org.mz ou acesse o mesmo através do website da FDC www.fdc.org.mz.5.2. Como agendar uma visita a Fundação?
Para realizar uma visita a FDC envie uma carta solicitando o encontro para o e-mail info@fdc.org.mz ou através do seguinte endereço: Av. 25 de Setembro, Edifícios Times Square , Bloco 2, 3º andar.

 

Deixe a sua opinião

Required fields are marked *